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maio 22 2015

Espuma de barbear de Jurassic World e a nerdilização em massa

Aparentemente estamos vivendo a era da proliferação desenfreada do licenciamento de imagem e de produtos com referências a cultura pop (uma nerdilização em massa). Não que isso já não venha acontecendo há muito tempo, mas atualmente vemos as marcas tentando aproveitar ao máximo de uma “tendência” ou lançamento, todos querem uma fatia do mercado de oportunidade que esse nicho oferece.

O lado bom de ver o mercado como tendências, é levar o conhecimento da existência a quem tem acesso restritamente a modinhas, pessoas que vejo como reféns do que apenas está em evidência. Mas por outro lado, uma vez que tendências viram modinha, o nicho desaparece e vira público geral (comum), impossibilitando diferenciar fãs de vítimas da moda. Isso tudo vai refletir no mercado, mudando o direcionamento do produto para o público do modismo.

Tenho um certo nojinho de modinhas. A própria moda não consegue mais sustentar modinhas, as tendências de três anos atrás ainda são tendências. Será que acabaram as opções de poá, navy, animal print, militarismo, étnico e estão tentando substituir por Star Wars, Marvel, DC, Princesas da Disney e Adventure Time?

Opa, espera aí. Do que estou reclamando mesmo?

Talvez seja apenas uma discussão para chegar a lugar nenhum. Até porque, devemos concordar que quanto mais o mercado estiver atento à cultura pop, mais produtos iremos encontrar dentro desse universo que gostamos tanto.

E falando em mercado atento, venho compartilhar uma percepção que no meu caso, não pode passar sem um breve questionamento. Estou falando de um grande plano de conspiração que certas marcas estão tramando, talvez o objetivo seja a exterminação dos pelos dos corpos de nós nerds. Sim, isso mesmo, pelos. Algumas marcas estão apostando em campanhas e produtos para esse fim. Já mostrei aqui no blog a campanha da Gillette para os Avengers, como se já não bastasse, agora temos outros indícios de que o plano está avançando.

Quem aí se lembra do primeiro Jurassic Park? O Filme é sensacional e está no top 5 de filmes que mais olhei na vida. Lembram de Dennis Nedry, o gordinho nerd? Ele era o programador que foi responsável por desativar o sistema de segurança do parque, só para roubar alguns embriões fertilizados de dino. Lembram de como ele iria fazer o transporte destes embriões? Em uma lata de espuma de barbear da marca Barbasol. Relembre a cena em que ele recebe a tal lata.

No filme, o Dennis acaba perdendo a lata e ela fica esquecida na ilha. Eis que 22 anos depois, a Barbasol decide relembrar esse fato intrigante, o que será que aconteceu com a lata perdida? Mistério… Aproveitando o lançamento do novo filme Jurassic World (no Brasil, estreia prevista para o dia 11 de junho), eles não pouparam despesas e lançaram no mercado uma edição limitada de latas de espuma de barbear comemorativas.

Barbasol_JurassicWorld_01Parabéns para a marca por essa super sacada. Bem que poderia ter no Brasil também. Se alguém está em território americano, traz uma pra mim!!!! #fazabarbalipe

O post já está gigante e ainda tenho mais uma marca para sustentar essa suspeita de conspiração, então vai ficar para um próximo. Terminamos este com dois questionamentos.

Qual é o nome do dinossauro cego?
E qual é o nome do cachorro do dinossauro cego?

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