«

»

jul 24 2015

“Girl in Dior”: graphic novel conta parte da história da grife

A quadrinista Annie Goetzinger, conhecida como a dama da história em quadrinho francesa, lançou a HQ “Girl in Dior”, ainda sem tradução para o português.

Girl in DiorA história, contada pela personagem fictícia Clara, uma jornalista escalada para cobrir o primeiro desfile de Christian Dior, se passa entre 1947 e 1957, ano em que o estilista morre. Nesse meio tempo Clara acaba chamando a atenção do estilista e passa a ser sua musa e confidente, vendo de perto o império poderoso que ele conquistou e que dura até hoje.

Th cover of "Girl in Dior" by Annie Goetzinger. Girl in Dior_02 Girl in Dior_03 Girl in Dior_04 Girl in Dior_05 Girl in Dior_06 Girl in Dior_07 Girl in Dior_08 Girl in Dior_09 interior ortb.indd Girl in Dior_11Christian foi o responsável por uma das “revoluções” dentro da moda, transformando a maneira de se vestir da mulher após a Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945) e criando o estilo dos anos 50. Sua ideia era trazer feminilidade e luxo às mulheres, ao contrário do visual simples, confortável, estilo uniforme e cheio de restrições adotado na época devido à guerra. Afinal, com seus maridos e filhos indo pra guerra, as mulheres tiveram que sair de casa e trabalhar pra sustentar a si e as suas famílias, logo, o figurino acaba mudando.

Em 12 de fevereiro de 1947, Christian Dior apresentou à imprensa sua primeira coleção repleta de looks com cintura marcada, ombro natural e saias rodadas longas. Logo após o desfile a editora da revista “Harper’s Bazaar” americana, Carmel Snow, animada com todas aquelas silhuetas inéditas e sexys, com volumes e numerações justas, exclama a frase que dará nome ao estilo: “This is a new look!”.

New Look Dior_01 New Look Dior_02O modelo que se tornou símbolo do “New Look” foi o “tailleur Bar“, composto de jaqueta creme, ampla e volumosa saia plissada preta, complementado com chapéu, luvas e calçados finos com salto alto (diferente dos sapatos de bico quadrado e sola em plataforma usado pelas mulheres presentes no desfile).

New Look tailleur Bar_01 New Look tailleur Bar_02Uma característica curiosa, é que as barras das saias deviam estar a 40cm do chão, como mede Christian Dior na foto abaixo.

Christian DiorPra mim, os anos 50 é um dos períodos mais lindos na moda, que tem a silhueta e a beleza que eu mais admiro e me identifico. Marilyn Monroe, Grace Kelly e Brigitte Bardot são algumas das musas da época. ♥♥♥

O livro foi aprovado pela própria Dior, e pode ser comprado na Amazon, que entrega no Brasil. Fiquei com muita vontade de ler e ter o livro, adoro história da moda!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *